O co-escritor James Cameron afirma que ele escreveu apenas o primeiro rascunho do roteiro e que Sylvester Stallone fez muitas mudanças nele. Quando o filme foi lançado, o conteúdo político do filme foi considerado controverso. Muitos sentiram que a Guerra do Vietnã foi alterada para parecer heróica. Cameron comentou que ele só escreveu a ação e que Stallone escreveu a política.
O roteiro original de James Cameron começou com o coronel Trautman encontrando Rambo em um hospital psiquiátrico em vez de uma prisão. O conceito de hospital psiquiátrico foi descrito em Terminator 2 (1991).
Dolph Lundgren foi inicialmente assinado como o tenente-coronel russo Podovsky (interpretado por Steven Berkoff), quando Sylvester Stallone percebeu que era o mesmo homem que estaria em Rocky IV (1985), então eles pagaram o contrato.
O único filme da série Rambo a ser indicado ao Oscar.
Para se preparar para esse papel, Sylvester Stallone fez oito meses de treinamento durante quatro horas por dia. Ele também fez cursos de combate, arco e flecha e sobrevivência da SWAT.
As estatísticas de Rambo, conforme apresentadas no filme: "Rambo, John J., nascido em 7/6/47 Bowie, Arizona, descendente de índios-alemães. Entrou para o exército em 6/6/64. Aceito, Especializações das Forças Especiais, armas leves, cruzadas treinado como médico, helicóptero e idioma qualificado, 59 mortes confirmadas, duas estrelas de prata, quatro de bronze, quatro de cor púrpura, Distinguished Service Cross, medalha de honra. "
James Cameron escreveu um tratamento / roteiro não apenas para este filme, mas para Aliens (1986) enquanto a produção estava sendo atrasada no The Terminator (1984).
Primeiro filme a aparecer em mais de 2.000 cinemas dos EUA.
O título original era First Blood II, mas Sylvester Stallone decidiu que queria que a série recebesse o nome do personagem principal, assim como a série Rocky. Então ele re-intitulou "Rambo: First Blood Part II" para poder nomear o terceiro filme Rambo III (1988) ao invés de First Blood III.
Na época das filmagens (1985), havia cerca de 2.500 veteranos do Vietnã ainda desaparecidos.
Apesar de sua posição anti-governo, o filme teve um grande fã no então presidente Ronald Reagan.
De acordo com o documentário We Get to Win This Time (2002), os produtores consideraram a formação de Sylvester Stallone com o seu protegido John Travolta (1983), que foi considerado o jovem Rambo no primeiro filme. resgatando os prisioneiros de guerra americanos. Stallone rejeitou essa ideia quando decidiu que seria melhor fazer do filme um projeto solo.
De acordo com as estatísticas dadas por Murdock, Rambo tem 59 mortes confirmadas durante a Guerra do Vietnã. No entanto, Rambo mata 74 pessoas durante o filme, que dura dois dias. Então, em dois dias, Rambo mata mais pessoas do que todo o tempo na guerra.
Charles Napier lembrou que as pessoas costumavam dizer a ele "eu te odiei tanto" em Rambo: First Blood Part II.
A tripulação teve dificuldade em encontrar extras asiáticos no México. Eles eventualmente recrutaram bastante visitando restaurantes chineses locais.
O tenente-coronel Padovsky é o único vilão que tem linhas em inglês.
George P. Cosmatos afirmou que um dos desafios era "criar novas maneiras de matar os russos".
Sylvester Stallone disse sobre o primeiro rascunho: "Eu acho que James Cameron é um talento brilhante, mas eu achei que a política era importante, como uma postura de direita vinda de Trautman e seu inimigo, Murdock, em contraste com a óbvia neutralidade de Rambo, que Eu acredito que é explicado no discurso final de Rambo.Eu sei que seu discurso no final pode ter causado milhões de telespectadores para estourar as veias em seus globos oculares, rolando-os excessivamente, mas o sentimento afirmou foi transmitido a mim por muitos veteranos .... Em seu rascunho original, foram necessárias cerca de 30 a 40 páginas para que qualquer ação fosse iniciada e Rambo se unisse a um parceiro de tecnologia.Por isso, era mais do que apenas política inserida no roteiro.Houve também um enredo mais simples. Se James Cameron diz algo mais do que isso, então ele percebe que ele agora está fazendo o backstroke mal em uma piscina de mentiras ".
O único filme da franquia Rambo em que Rambo compartilha um beijo íntimo com uma mulher (a agente feminina Co). Em First Blood (1982), houve cenas de flashback de Rambo em um bar de Saigon se beijando e fazendo amor com uma prostituta vietnamita, mas essas cenas nunca chegaram ao corte final.
Todos os tiros da base militar foram feitos em uma pista de pouso da Força Aérea Mexicana. Os logotipos foram pintados ou obscurecidos, e a equipe real sempre está de costas para a câmera ou está longe o suficiente da câmera para que ninguém perceba.
No filme, o aniversário de John Rambo é 6 de julho de 1947. O aniversário de Sylvester Stallone é 6 de julho de 1946, exatamente um ano antes.
George P. Cosmatos foi contratado depois que o filho de Sylvester Stallone, Sage, viu seu filme De Unknown Origin (1983), e recomendou seu trabalho.
Quando Sylvester Stallone classificou sua preferência pelos filmes de Rambo no programa de chat do Reino Unido, Graham Norton, ele classificou este quarto, seu menos favorito, já que era "como um desenho animado".
No final, quando Rambo está voando o helicóptero e passa a puxar ao lado do helicóptero russo, um dos prisioneiros de guerra está disparando uma mini-arma. Ele dispara uma rodada de 7,62 a 3600 tiros por minuto. Isso teria rasgado aquele helicóptero em pedaços. A taxa de tiro é tanta que 2,3,4 balas acertam o mesmo ponto com um puxão do gatilho, mesmo que você o balance. A rodada de 7,62 passaria facilmente pela armadura e quando ela matasse o cara lá dentro, mais 500 balas entrariam destruindo toda a eletrônica. Quando ele os atira pela frente, teria quebrado o pára-brisa e aberto o caminho matando os dois pilotos. É por isso que o nome real é vidro resistente a balas. Tiros suficientes de um .22 acabariam por passar e muito menos um 7,62 atirando a uma taxa tão alta iria penetrar rapidamente.
Em First Blood (1982), o flash do Beret Verde do Coronel Trautman é o do 5º Grupo de Forças Especiais do Exército. Neste filme, e na sequencia (Rambo III (1988)), ele é mostrado usando o flash do 1º Comando de Operações Especiais, o que significa que ele foi transferido após os eventos de Primeiro Sangue.
A camiseta vermelha que Rambo usa neste filme também pode ser vista em First Blood (1982), quando os policiais estão revistando a mochila de Rambo na delegacia de polícia.
A edição nº 41 da revista Fangoria (janeiro de 1985) indicou que o primeiro rascunho do roteiro era simplesmente intitulado Segundo Sangue.
Durante uma conversa com a Co, Rambo diz "... sou dispensável". Vinte e cinco anos após o lançamento deste filme, Sylvester Stallone dirigiu e estrelou The Expendables (2010).
Antes da Artisan Entertainment comprar os direitos da Carolco Pictures, o logo de Carolco sempre usava a música de Rambo: First Blood Part II (1985) para abrir seus créditos no cinema.
Temperaturas durante as filmagens, por vezes, atingiram 120 graus.
Disparar um RPG de um helicóptero teria ferido gravemente as pessoas na retaguarda. Isso se deve à explosão das costas do foguete que está sendo disparado.
O conselheiro técnico, Tony Maffatone, insistiu que todas as armas do filme fossem reais.
No filme anterior de Martin Kove, The Karate Kid (1984), seu personagem John Kreese, o principal antagonista do filme é um veterano do Vietnã que virou o Karate Sensei.
Este foi o primeiro papel no cinema da atriz Julia Nickson. A produção a encontrou em Honolulu, no Havaí.
Sylvester Stallone lidou constantemente com cobras, aranhas e escorpiões durante a produção.
Na época das filmagens, os EUA não mantinham relações diplomáticas com o Vietnã. As relações foram eventualmente restabelecidas em 1995.
Apelidado de "granada de beisebol", uma granada de fragmentação M68 é apresentada no filme. Eles demoram cerca de 3-7 segundos para detonar, mas isso atrasaria a ação.
John Travolta foi originalmente considerado um parceiro de mentirinha que acompanha Rambo em sua missão de resgate (no rascunho de James Cameron, Rambo é emparelhado com um parceiro), mas Stallone decidiu anular o papel para torná-lo mais um veículo solo. Ironicamente, Travolta foi sugerido para interpretar Rambo no final dos anos 70, quando o primeiro filme de Rambo estava em pré-produção.
Lee Marvin iria originalmente interpretar Marshall Murdock, mas mudou de ideia.
George P. Cosmatos acredita que o que separa este dos outros filmes Rambo é o seu relacionamento com a empresa. Isso o torna "mais vulnerável".
O contato feminino de Rambo é a mulher vietnamita chamada Co Bao. Em inglês, Bao significa proteção, e no filme ela resgata Rambo uma vez e também salva sua vida no barco do rio.
Apesar de ser um filme de ação, ninguém morre até a marca de 34 minutos, mais de um terço do tempo de execução do filme.
O revólver usado por Banks durante o pouso abortado de helicóptero do Coronel Trautman é um SIG-Sauer P226, fazendo deste o primeiro longa-metragem usando pistolas SIG-Sauer. A pistola havia sido desenvolvida como concorrente da arma oficial do pessoal do Exército dos EUA.
George P. Cosmatos mandou Murdock e seus homens comerem em uma das cenas para mostrar sua apatia pela missão. Oliver Stone mostrou George W. Bush comendo comida durante as reuniões em W. (2008) por razões semelhantes.
Stephen Lang, Michael Biehn, Ray Liotta, Michael Keaton, Bruce Willis, Alec Baldwin, Patrick Swayze e Ron Perlman foram considerados para os papéis de Murdock, Lifer e Ericsson.
Nas cenas em que as flechas estão sendo disparadas, elas são presas com arame para que elas caiam no lugar certo sem machucar ninguém.
O filme é dedicado ao dublê Cliff Wenger Jr., que foi acidentalmente morto por uma das explosões do filme.
Fonte:IMDb
Nenhum comentário:
Postar um comentário