Desafio Infinito - The Infinity Gauntlet(Dossiê)
A manopla infinita está no meio da capa e o brilho de cada gema se estende em quatro direções até a borda da imagem. |
Informação da Publicação
Editor : Marvel Comics
Cronograma
Por mês
Formato
Série limitada
Gênero : Super heroi
Data de publicação
Julho - dezembro de 1991
No. de Edições:
6
Personagens principais:
Thanos
Surfista de Prata
Adam Warlock
Nebula
Equipe criativa
Escrito por : Jim Starlin
Desenhado por:George Pérez ,
Ron Lim
Arte final:Josef Rubinstein,Tom Christopher,
Bruce N Solotoff
Letras:
Jack Morelli
Cores:Max Scheele,
Ian Laughlin
Editores
Craig Anderson
As raízes da série datam de conceitos desenvolvidos em quadrinhos que Starlin escreveu e desenhou para a Marvel na década de 1970, principalmente Thanos e Infinity Gems . Starlin retornou à Marvel em 1990 como o escritor do Silver Surfer volume 3 começando com a edição # 34, assistida por Lim em lápis. Seu enredo desenvolvido através dos próximos dezesseis números e da série limitada de dois números, Thanos Quest, antes de concluir em Desafio Infinito
. O artista favorito dos fãs, Pérez, desenhou as primeiras quatro edições antes de sua agenda lotada e a infelicidade com a história levou-o a ser substituído por Lim.
No início de Desafio Infinito , o alienígena niilista Thanos coletou as seis gemas infinitas e as anexou à sua manopla . Com seu poder combinado, ele se torna como um deus e sai em busca do afeto da Mestra Morte , a personificação viva da morte no Universo Marvel . Quando Thanos usa seus poderes para matar metade dos seres vivos no universo, Adam Warlock lidera os heróis remanescentes da Terra contra ele. Após a Manopla do Infinito ser roubado pela neta vilã de Thanos, Nebula, ele ajuda os heróis remanescentes a derrotá-la. Warlock finalmente obtém a Manopla do Infinito e usa seu poder para desfazer a morte e a destruição causadas por Thanos.
A série foi um sucesso de vendas para a Marvel durante a publicação e foi seguida por duas sequências imediatas, Guerra Infinita (1992) Cruzada Infinita (1993). Os eventos da história continuaram a ser referenciados nos quadrinhos por décadas. O Infinity Gauntlet permaneceu popular entre os fãs, garantindo várias edições de reimpressão e mercadorias. Temas e elementos de enredo foram repetidamente adaptados em videogames , desenhos animados e filmes .
História da publicação
Jim Starlin apresentou Thanos , um personagem principal em Desafio Infinito , em Iron Man # 55 em fevereiro de 1973. Ele desenvolveu o personagem como um vilão em Captain Marvel , um quadrinho mensal que ele escreveu e escreveu para a Marvel Comics até julho de 1974. Este enredo ficou conhecido como a "Primeira Guerra Thanos". Starlin deixou o Capitão Marvel pouco depois de terminar a história de Thanos.
Em 1975, Starlin começou a escrever e ilustrar Strange Tales , onde ele assumiu a história de Adam Warlock e fez mudanças significativas no personagem e desenvolveu o conceito das gemas do infinito. Ele reintroduziu Thanos primeiro como um aliado, depois como um oponente do herói em um enredo conhecido como a "Segunda Guerra Thanos" que durou até 1977. Por causa de suas estreitas datas de publicações, os dois Thanos Guerras às vezes são consideradas como um único enredo. Ambos são considerados histórias "cósmicas" e levaram Starlin a ser conhecido como um escritor "cósmico".
Starlin largou seu trabalho regular para a Marvel depois de concluir a Segunda Guerra de Thanos, mas ocasionalmente retornou para pequenos projetos como graphic novel e obra de propriedade de criadores como The Dread of Marvel , como o Dreadstar de temática cósmica durante os anos 80. Ele também fez um trabalho de alto perfil para a DC Comics , como Batman e Cosmic Odyssey . Em uma entrevista de 1990, Starlin descreveu a si mesmo como o único escritor que tinha permissão para "tocar" com Thanos, embora outros escritores tivessem roteirizado alguns capítulos da Primeira Guerra Thanos.
George Pérez é um artista popular conhecido por desenhar quadrinhos que apresentavam grandes elencos. Ele ganhou destaque na década de 1970 enquanto trabalhava em The Avengers, da Marvel, antes de deixar a empresa para trabalhar na DC em quadrinhos como New Teen Titans , Crisis on Infinite Earths e Wonder Woman . Em 1984, Pérez assinou um contrato exclusivo com a DC, que mais tarde foi prorrogado por mais um ano.
Desenvolvimento
Em 1988, Steve Englehart estava escrevendo Silver Surfer e uma de suas histórias envolvia as gemas infinitas e a Mistress Death. Ele pediu para fazer uma história de acompanhamento em que Mistress Death usa Thanos para se vingar de seus inimigos, mas o editor-chefe Tom DeFalco não sabia quem era Thanos. Depois que o personagem foi explicado a ele, DeFalco gostou tanto da idéia que ele quis salvá-la para um grande crossover de verão. Na época, ele indicou que queria formatá-lo como " A Guerra do Alto Evolucionário-The Evolutionary War ", um crossover de 1988 que se espalhou pelos anais de várias séries contínuas, em vez de ser contido em uma série limitada.
Por causa de seus laços com o personagem, Starlin foi convidado de volta para a Marvel para escrever a história. Inspirado pelo trabalho que ele havia lido recentemente de Wilhelm Reich , Carlos Castaneda e Roger Zelazny , Starlin queria propositalmente adicionar múltiplas camadas aos seus personagens ao invés de deixá-los serem unidimensionais.
Ele começou a escrever com a expectativa de que esta seria a última história de Thanos "pelo menos por um tempo" e estava no meio da história antes de decidir fazer Thanos um anti - herói . Ele começou a escrever Surfista Prateado com # 34, capa de fevereiro de 1990. Para organizar vários pontos de trama e de personagem, Starlin fez anotações em cartões de 3 por 5 e prendeu-os a um grande pedaço de madeira compensada pendurada em sua parede.
Seus quatro primeiros problemas reintroduziram Thanos e foram vistos como o primeiro ato do novo enredo de Thanos. Inicialmente, Starlin e o editor Craig Anderson planejaram que a história permanecesse contida nas páginas de Silver Surfer . No entanto, a Marvel foi comprada recentemente e os novos proprietários determinaram que toda a propriedade intelectual fosse aproveitada ao máximo. Para aproveitar a excitação em torno retorno Thanos', o início do segundo ato foi cindido em dois Thanos em busca de poder (the quest )série limitada Thanos quest , divulgado no Outono de 1990. O lote depois continuou em Silver Surfer começando com # 44.Em Silver Surfer # 46, Starlin reintroduziu Adam Warlock e seu elenco de apoio. Ele incluiu esses personagens porque os editores disseram a ele que um escritor diferente queria usá-los, e eles o deixariam, a menos que Starlin quisesse usá-los primeiro. Starlin não ficou impressionado com o trabalho do outro escritor, então ele escreveu Warlock em suahistória de Silver Surfer . Novamente, Starlin e Anderson planejaram concluir a história nas páginas de Silver Surfer , mas as vendas de Thanos em busca de Poder- the Quest foram altas o suficiente para justificar outro spin-off. Após Silver Surfer # 50, o enredo mudou para Desafio Infinito
. Por causa do tempo necessário para escrever os problemas de duração dupla da série limitada e coordenar tie-ins, Starlin teve que deixar a série Silver Surfer em # 52.
A equipe editorial não se opôs aos planos de Starlin de matar personagens importantes, o que ele acredita que foi em parte porque Anderson não compartilhou muitos dos detalhes com seus pares. Eles limitaram, no entanto, quais dos "seus" personagens poderiam ter papéis na história. Por exemplo, Bob Harras, editor do X-Men , só permitiu que Cyclops e Wolverine aparecessem. O resto do elenco de X-Men foi mostrado para ter morrido fora do painel ou foram omitidos. Esta hesitação deveu-se em parte à relativa novidade dos eventos de crossover de verão.
No início de 1990, o escritor / artista da Marvel Jim Valentino aprendeu que o contrato de Pérez com a DC Comics iria expirar em agosto. Ele contatou Pérez por telefone para ver se ele iria cobrir uma capa para Guardians of the Galaxy , um quadrinho que Valentino estava atualmente escrevendo e escrevendo. Pérez concordou, e Valentino contou a Anderson, que também era seu editor. Anderson passou a informação para Starlin, que ligou para Pérez e pediu que ele escrevesse o Desafio Infinito . Depois de trabalhar os termos com Starlin e Anderson, Pérez concordou com o trabalho. Em uma entrevista de 1991, Pérez especulou que ele foi perguntado porque Silver Surfer e Thanos Quest o desenhista Ron Lim estava muito ocupado.
Embora Pérez tivesse sido um escritor e também um artista em DC, ele concordou em trabalhar com roteiros completos em Desafio Infinito porque ele não estava familiarizado com o estado atual dos personagens da Marvel. Desde o início, Pérez achou que isso era "um pouco agravante, enervante" por causa dos limites que colocava nele. Starlin deu a Pérez um layout sugerido com cada roteiro para usar como referência, mas Pérez os ignorou com a bênção de Starlin. Ele exerceu essa liberdade dando mais espaço a algumas cenas, até movendo algumas cenas para páginas diferentes. Logo no início da colaboração, ele pediu a Starlin para aumentar o número de personagens que aparecem na história, para que seu retorno à Marvel "impressionasse os fãs".
Antes de concluir a arte do interior para a primeira edição, Pérez completou os lápis para as capas das quatro primeiras edições, para que pudessem ser usados como material promocional. No entanto, alguns personagens, como Thor e Quasar , estavam usando roupas ultrapassadas na capa da edição 3 e tiveram que ser redesenhados, o que frustrou Pérez. Starlin, que escreveu os roteiros com meses de antecedência, também teve que fazer pequenos ajustes para explicar as mudanças nesses personagens e no Hulk .
Durante a produção, Pérez também estava escrevendo War of the Gods para a DC Comics , uma minissérie da Mulher Maravilha que ele descreveu como um projeto "altamente estressante". Quando ele começou a ficar atrasado em ambos os projetos, ele queria desistir de War of the Gods, mas estava contratualmente obrigado a completá-lo. Em parte devido a esse estresse e em parte porque se acostumou a escrever e desenhar, ele se tornou excessivamente crítico em relação aos roteiros de Starlin para The Infinity Gauntlet . Especificamente, ele sentiu que a história de Starlin poderia ser contada em menos páginas. Sua falta de entusiasmo fez com que ele trabalhasse mais devagar, e ele começou a atrasar os prazos.
Quando ficou claro Pérez não seria capaz de cumprir o prazo para a quarta edição, DeFalco perguntou regulares Silver Surfer penciler Ron Lim para completar a edição # 4. DeFalco sugeriu a Pérez que ele deixasse Lim terminar o resto da série, e Pérez concordou. Pérez entendeu a decisão e mais tarde disse que sentiu que Lim deveria ter sido o artista desde o início. Ele cobriu as capas de Lim para o restante da série para mostrar que não tinha má vontade para a mudança. Embora a diretoria da Marvel temesse que as vendas caíssem com a saída de Pérez, as vendas aumentaram com cada edição Lim desenhada.
Para substituir Pérez, Lim teve que deixar seu trabalho regular no título mensal do Capitão América . Ele cita Pérez como uma influência e achou "estressante" suplantá-lo. Além disso, o grande elenco tornou o livro mais desafiador que ele havia feito naquele momento em sua carreira. Ainda assim, ele disse que era "divertido" trabalhar no aspecto de design do Desafio Infinito
.
Quando viu os números de vendas de Desafio Infinito
, Pérez percebeu que, ao deixar a série, provavelmente perdeu "dezenas de milhares de dólares" em pagamentos de royalties . No entanto, ele estava feliz por ter saído quando descobriu que uma sequência estava em desenvolvimento. Como Starlin, Pérez começou o projeto acreditando que seria a última história de Thanos.
Publicação
O departamento de marketing da Marvel "mega-hyped" o evento nos meses que antecederam o seu lançamento, de acordo com o jornalista Sean Howe . Um aspecto da promoção foi enviar aos varejistas do mercado direto um kit que incluía uma carta explicando detalhes da série, um sinal para colocar pela caixa registradora e um pôster de 18 polegadas de largura por 36 polegadas de altura. A revista promocional da Marvel , Marvel Age, apresentou uma reportagem de capa sobre Thanos Quest e uma entrevista sobre Starlin na edição 91 (agosto de 1990), seguida por uma prévia de 7 páginas de Desafio Infinito # 1 em Marvel Age # 99 (abril de 1991). A série limitada foi o recurso de capa em Entrevista de quadrinhos # 94 em março de 1991, que incluiu uma entrevista de 8 páginas com Pérez, e Starlin foi entrevistado sobre a série em Comics Scene # 19 em junho de 1991.
Inicialmente, a Marvel planejava lançar uma nova edição a cada duas semanas, mas problemas com prazos finais fizeram com que ela fosse divulgada mensalmente.the Quest tinha datas de cobertura entre Julho e Dezembro de 1991. Cada um estava disponível em ambas as lojas especializadas em quadrinhos e saídas banca de jornal , que incluiu supermercados e lojas de departamento. Embora a capa fosse idêntica, a edição vendida nas histórias em quadrinhos mostrava obras de arte adicionais que celebravam o 30º aniversário da Marvel no lugar do código de barras encontrado na edição da banca. Cada edição tinha 48 páginas e uma cobertura custava US $ 2,50 em um momento em que a média dos quadrinhos da Marvel era de US $ 1,00 e 24 páginas.
Tie-ins
Para enfatizar a natureza conectada de histórias em quadrinhos da Marvel, alguns em curso série personagens estrelado por visto em Desafio Infinito
teve questões contemporâneas que mostraram a trama principal a partir de um ponto de vista ou conseqüências exploradas de certos eventos diferentes. Essas questões apresentavam um triângulo no canto superior direito de suas capas com o texto "An Infinity Gauntlet Crossover". Esses problemas de ligação não afetaram o enredo da série limitada e poderiam ser ignorados pelos leitores sem criar buracos no enredo . Doctor Strange # 36 foi criado após os eventos do crossover e apresentou um triângulo com o texto "An Infinity Gauntlet Epilogue".
Ao contrário de outros crossovers como Secret Wars , Crisis on Infinite Earths ou Armageddon 2001 (o cruzamento de 1991 da DC Comics ) que continha tie-ins de uma grande maioria dos quadrinhos de seus editores, Desafio Infinito
só tinha tie-ins de títulos que eram obviamente conectado ao evento ou de uma série que precisava de um aumento nas vendas. De acordo com Pérez, a posição da Marvel em relação aos tie-ins para seus títulos de baixa venda era "faça isso ou aquilo". Starlin permaneceu de mãos dadas quando os tie-ins foram traçados. Ele deixou que escritores interessados olhassem seus planos e escolhessem por si mesmos quais elementos eles queriam usar. Ele achava que essa era a melhor maneira de fazer isso, já que ele não estava familiarizado com o estado atual de muitos dos personagens, e nunca tinha ouvido falar de Sleepwalker antes.
Títulos e nùmeros originais:
Manto e Adaga (vol 3)18 Junho
Doutor Estranho (vol 3)31-36Julho a dezembro
Incrível Hulk 384-385Agosto Setembro
Quasar 26 setembro
Surfista Prateado (vol 3)51-59Julho a novembro
Sonâmbulo7 dezembro
Edições e reedições coletadas
A minissérie foi coletada em uma única edição de capa mole lançada em 1992, época em que os editores apenas coletavam histórias populares, para coincidir com o lançamento de(Guerra Infinita) The Infinity War . Apresentou uma nova capa de Pérez e foi aprimorada com um logotipo de alumínio. Impressões posteriores desta edição tiveram trabalhos de capa alternativos de diferentes artistas e nenhum aprimoramento.
Edições coletaneas/reimpressões
1o Ed TPB (1992)
2º Ed TPB (2006)
3º Ed TPB (2011)
Edição HC (2010)
Omnibus (2014)
Por:Herbert de Moura
Fontes:Wikipedia/Revista Mundo dos Super Heróis