Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Kull, o Conquistador" e da sua filmagem!
Sempre achei este filme interessante e com muitas curiosidades, foi um dos primeiros longas que acompanhei pelo enterteniment to night no canal Universal chanel em 97.
Sempre achei que a midia nacional fez materias muito rasas sobre este filme,e que sobre sua realização foi uma verdadeira Odisseia independente do seu resultado na bilheteria ou crítica.
Vamos voltar um pouco no tempo,em 1987 era a data prevista para o 3º filme de Conan, idealisado para ser Conan o Conquistador, se em 1985 não tivesse havido Red Sonja - Guerreiros de Fogo,
Arnold Schwarzenegger foi escalado para uma participacão especial, como um favor ao produtor Dino De Laurentiis. Para sua surpresa, ele ficou preso no set por quatro semanas, três semanas mais do que o esperado. Ele descobriu depois de ver o primeiro corte do filme que seu papel havia sido expandido para co-protagonista, graças a ânguhislogo no inici a produção astutos e múltiplas câmeras. Logo depois, Schwarzenegger finalizou Jogo Bruto, decidiu encerrar seu contrato de 10 anos com De Laurentiss.
Mesmo que o clima tenha azedado entre Arnold e De Laurentiss o 3º filme do Conan ainda era planejado,até para ser finalizado como uma trilogía. Com a recusa de Arnold Schwarzenegger em interpretar novamente o personagem(Arnold agora estava no auge com o Exterminador,Predador e muitas propostas), o roteiro que utilizava os contos "A Fénix da Espada " e "Eu governo pelo Machado" ficou sem previsão,afinal sem Arnold,não haveria Conan.
Com a virada da década
"Kull the Conqueror" começou em 1990 como um roteiro de Charles Edward Pogue, baseado principalmente no conto de Howard Conan "A Hora do Dragão".
"Era originalmente o roteiro de Conan III", explica o produtor Raffaella de Laurentiis. "Arnold Schwarzenegger adorou o roteiro, mas ele meio que insistiu nisso por um ano e meio antes de finalmente recusar. A Universal sempre teve uma porta dos fundos se Arnold recusou, e isso era para fazer o filme de qualquer maneira." com um ator diferente interpretando um personagem diferente de Conan. No começo, enquanto aguardávamos uma decisão de Arnold, já havíamos começado a trabalhar no roteiro para que, se necessário, pudesse ser adaptado ao personagem de Kull. "
Pura ironia
Mudança de personagem na verdade começa com o próprio Howard. Muitas das histórias de Kull não conseguiram encontrar um mercado durante sua vida e, não surpreendentemente, sua primeira história sobre Conan, "A Fênix na Espada", foi na verdade uma reescrita de uma história rejeitada de Kull, "By This Ax I Rule!" Na pseudo-história de Howard, Kull (e sua terra natal, Atlântida) se foi muitos séculos antes de Conan.
Charles Edward Pogue (escritor): Kull é basicamente o mesmo personagem de Conan, ele é apenas um pouco mais cerebral. No roteiro original de Conan, Conan já era rei e o que aconteceu com o feiticeiro já era história de fundo. Então nós realmente mudamos para onde você viu Kull se tornar rei e como ele se tornou rei O rascunho original, tendo sido escrito com Conan em mente, era extremamente sombrio e violento. Mas isso entrava em conflito com o que de Laurentiis descreve como sendo "contratualmente obrigada a fazer um filme com classificação PG-13". De acordo com o produtor, Pogue deu uma segunda revisada no roteiro antes de outro escritor ser trazido. "O roteiro foi reescrito por uma série de razões. Não fazia sentido contratar Kevin e depois entregar um filme de censura. Também eram preocupações orçamentárias.Se Arnold tivesse feito o filme, teria sido fácil gastar US $ 60 ou US $ 70 milhões.No caso de Kevin Sorbo, o filme teria que ser feito por muito menos.Mas esta é a grande razão por trás da reescrita para o filme. O roteiro original de Pogue era ótimo, mas era muito mais escuro e muito mais violento.
John Nicolella (diretor): "O roteiro de Pogue foi muito bem feito, mas estava muito escuro e muito na veia de Conan, o Bárbaro. Se você se lembra, esse filme teve que lutar para obter uma nota R". Nicolella, com o apoio do produtor, contratou outro escritor, Don Mancini, para trazer a violência e os momentos sexuais para um nível mais toleraveis.
Don Mancini escreveu um reescrito não creditado (embora no rascunho final ele foi nomeado "co-escritor ").
Enfim o Roteiro finalizado e sinal verde
O ano era 1993, os produtores contrataram o roteirista Charles E. Pogue(Roteirista de filmes como a Mosca,Psicose III,Coração de Dragão) para dar um novo tratamento no roteiro(o Roteiro de Conan o Conquistador viraria Kull o Conquistador e por ironia uma das historias que o roteiro adapta "A Fénix da espada " primeiro foi um conto planejado para Kull,recusado pela editora retrabalhado por Howard e lançado como Conan na década de 30).
Kevin Hooks foi um ótimo diretor escolhido. Começaram a testar atores e, eventualmente, encontramos um ator que foi decididam testar chamado Thomas Ian Griffith. Kevin dirigiu um teste com ele e foi excelente. [ Griffith interpretou Taligaro ] Mas não conseguimos fazê-lo passar como o Bárbaro . Eles não sabiam o que queriam, mas não era ele por algum motivo. Duas semanas se tornaram cinco meses e, naquela época, estávam filmando "Coração de Dragão" em1994,foi quando o nome de Kevin Sorbo surgiu neste momento,ele estava fazendo a série Hércules para a Universal e estava agradando bastante critica e público.
Os produtores então se animaram em alterar o tom do filme para uma grande aventura PG 13, adaptando o projeto para que pudesse ter Kevin Sorbo interpretando Kull,e ao mesmo tempo lançar o filme já com público garantido(só para se ter uma idéia,na época o sucesso de Hércules, lançou os Spin-off:Xena a Rainha Guerreira,jovem Hércules, telefilmes para homer video e até games e animações e Hqs).Kevin Sorbo estava no auge de sua carreira televisiva e os produtores viam o potencial deste projeto virar uma franquia e a carreira de Sorbo deslanchar nos cinemas como Conan serviu para Arnold.
Logo deu para observar que história não seria o que a equipe de produção queria que fosse, o que o diretor queria que fosse. No seu formato atual, eu sei que vai fazer com que as pessoas que gostam dessas histórias em quadrinhos e os livros de Kull fiquem chateadas porque não ficamos fiel ao que Kull realmente é. Nós o fizemos não tão sombrio. A violência desapareceu.
(O trabalho de Robert E. Howard em si era muito escuro,e havia bastante violência).
Ainda assim foram utilizadas situações
Inicio das filmagens
A filmagem de kull começou no início de agosto de 1996.
Depois de muitos atrasos,substituição de diretor e conflitos de agenda.
Locações
"Kull" foi filmado no Studio Koliba, Bratislava (a capital da República da Eslováquia) e em locais na Eslováquia.
Seqüências do mar foram filmadas no Parque Nacional Kornat (costa do mar adriático da Croácia).
Foram construídaa uma aldeia completa e reconstruídos um navio para certas tomadas.
Kevin Sorbo during Kull The Conqueror Day Premiere at
A premiere do filme foi no Cineplex Odeon Universal Studios Cinema in Universal em agosto de 1997
Por que não deu certo
Segundo o propio Kevin Sorbo: "Não estou desapontado porque foi um bom filme, ele está indo muito bem nas locadoras e acho que o que aconteceu com" Kull "foi duas coisas:
Numero um, lutei com a Universal, dizendo:" A data de lançamento é horrível. Você não lança um filme no Dia do Trabalho. É a última semana no verão, todos já foram para todos os filmes que estiveram lá, é a última semana que você vai passar com familiares e amigos antes que todos voltem para a escola e trabalhem e os meses de férias acabaram.
E o número dois, a princesa Diana morreu na mesma semana. Todo mundo, inclusive eu, ficou em casa e assistiu tudo na TV. Eu acho que estava provado direito (ele ri) porque depois que o filme estreou, a Universal demitiu as duas pessoas que eram chefe do marketing para isso. Eu disse-lhes, ' Este é um filme de tempo frio, você deve abrir esta rodada de Natal. Para mim, não me sentia como uma filme de verão ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário