terça-feira, 6 de março de 2018

Kull o Conquistador

KULL THE CONQUEROR (M)
(EUA)

CAST: Kevin Sorbo, Tia Carrere, Thomas Ian Griffith, Litefoot, Karina Lombard, Roy Brocksmith, Harvey Fierstein, Edward Tudor-Pole, Douglas Henshall, Sven Ole Thorsen, Terry O'Neill

DIRETOR: John Nicolella

PRODUTOR: Raffaella De Laurentiis

SCRIPT: Charles Edward Pogue (baseado nos mundos e personagens criados por Robert E. Howard)

CINEMATÓGRAFO: Rodney Charters

EDITOR: Dallas Puett

MÚSICA: Joel Goldsmith

PROJETO DE PRODUÇÃO: Benjamin Fernandez

TEMPO : 95 minutos

Curiosidades:

Originalmente o projeto seria: "Conan the Conqueror", o roteiro foi reescrito como "Kull" para Kevin Sorbo quando Arnold Schwarzenegger se recusou a reprisar seu personagem Conan.

Ao praticar as cenas de luta, Kevin Sorbo se cortou com uma espada de suporte de palhaço. A seu pedido, os produtores deram-lhe uma espada de borracha.

Nas traduções finlandesas das histórias de Kull, o nome do personagem 'Kull' foi transformado em 'Kall' para evitar elementos de quadrinhos involuntários (há uma palavra finlandesa que significa 'pênis' que se assemelha a 'kull' bastante). Isso, no entanto, não foi feito com este filme, acrescentando sua parte à comédia não intencional.

Tia Carrere, Roy Brocksmith, Sven-Ole Thorsen e Pat Roach trabalharam com Arnold Schwarzenegger. Kull the Conqueror foi originalmente o terceiro filme de Conan "Conan the Conqueror" com Schwarzenegger retomando o papel de Conan the Cimmerian.

O famoso "Com este machado, eu regozijo!" A linha no final do filme é, na verdade, o título de uma história curta de Robert E. Howard sobre Kull, que foi rejeitada pela editora principal de Howard, revista "Weird Tales". Mais tarde, ele reescreveu e vendeu a história como "The Phoenix on the Sword", a primeira história de Conan, que torna o item que este projeto inicialmente foi desenvolvido para ser um filme "Conan" um tanto irônico.

"Kull the Conqueror" foi originalmente o terceiro filme de Conan "Conan The Conqueror" e seria uma adaptação do romance de Robert E. Howard. Que Conan de 45 anos, agora Rei da Aquilônia, aprende de um grupo de complos de conspirador para depor dele, ressuscitando o antigo feiticeiro do império pré-hiboriano de Acheron, Xaultotun.

A linha de Akivasha, "Estou alterando nossa barganha. Ore, não o altere mais!" é uma corrupção de Darth Vader: "Estou alterando o negócio. Ore, não o altere mais!" de Star Wars: Episódio V - The Empire Strikes Back (1980).

O nome de Akivasha vem de um personagem menor da novela "Red Nails" de Robert E. Howard, o criador de Conan.

Um dos slogan do filme é "Son of Conan". Embora Conan e Kull fossem personagens criados por Robert E. Howard, Kull of Atlantis, nas histórias originais, veio da Atlantis c pré-cataclísmica. 100,000 aC e Conan the Cimmerian era da antiga era hiboriana, após a destruição da Atlântida e antes do surgimento das antigas civilizações e o pai de Conan era um ferreiro Cimério. Isso significa que Kull veio antes de Conan e os dois personagens não são pai e filho.

Como Hercules, Kevin Sorbo não se depilou nem encerrou seu torso pelo papel.

O último filme de cinema de Pat Roach.

Insólito para um filme de Hollywood, as duas atrizes principais são multi-raciais. Tia Carrere é parte havaiana, chinesa, espanhola e filipina. Karina Lombard é meio suiça e meio nativa americana.




3 comentários:

Irineu Neto disse...

Bom dia Herbert!

Ainda existe a possibilidade do Schwarza rodar o filme Conan Rei?

Arquivos nerd disse...

Sim.
Apesar de ter mudado de estudio o Arnold esta segurando com unhas e dentes!

Arquivos nerd disse...

Comecei a pesquisar este filme de Kull,e existe uma grande historia por tras deste filme, o material e tão vasto que vai inaugurar o primeiro dossiê aqui do blog.
Estive um pouco ausente revisando e peneirando o material.